sábado, 18 de outubro de 2008

0019 - CAPÍTULO 17 – SATELITES NATURAIS HUMANOS E SISTEMAS DE SENSORIAMENTOS REMOTOS.



Obras Primas Existenciais E Modelos De Criatividades Consciênciais Perdidos Em Seus Próprios Mundos.


Os seres humanos são Satélites Orgânicos Naturais para viver, para relacionar-se mutua e solidariamente. Uns com mais forças, outros com mais energias e outros com sensores mais desenvolvidos, a bem de novas humanidades. – by Evilásio de Sousa



Até o ponto em que uma educação frágil e estruturada por inconsistentes hierarquias conceituais de suas obtusas razões tem estado limitando o alcançar uma visão global, holística de um mundo plena e equilibradamente social, isto é: Com respeito a si mesmo e aos outros, revela grandes dificuldades de se ajustar com Bom Senso aos avanços do mundo moderno.

As pessoas portadoras destas tênues formatações mentais não conseguem como se diz ainda no meu interior: “enxergar além do pau do nariz”. E quem assim procede acostumou-se a ser submisso ao que se conhece por “necessidades” na maioria das vezes criadas por si mesmo, a qual também não deixa de ser “uma força cega individual”.

Este seqüestro com cárcere privado de duas jovens adolescentes que um rapaz de 22 anos praticou durante 5 dias e que terminou quase em fatalidade até agora, (a jovem foi morta pelo seu namorado depois desta publicação, infelizmente) demonstra o quanto é imaturo os recursos mentais deste elemento que por si próprio e sua cegueira modificou para pior a sua condição de trabalhador honesto, sua reputação como uma pessoa confiável e de credibilidade. Enfim, agora vai ter que administrar a sua nova vida de assassino marginal.

Tempo de parar e pensar. Você tem um amigo/a que considera inseparável? De confiança? Ou uma pessoa que você ama de profundidade e que sente saudade quando está longe?

Pois bem!!! Em situações alternativas uns são Satélites dos outros. Isto quer dizer: Corpos que gravitam em torno de outros, enquanto se alimentam e se sustentam dos conhecimentos uns dos outros apenas pela Força de Atração dos princípios que comungam entre sí. Quer sejam bons, quer sejam ruins. Seja esta gravitação como estimulos para vencer os reveses do existir, seja para violar as leis sociais, ou seja para falar de futilidades.

São nestes tipos de relações que se descobrem as diferenças, as quais estimulam o avançar-se no conhecimento e o melhorar-se no entendimento da vida e suas dificuldades. Ou estimular o distanciamento, dado à contrariedade, a repulsão dos pólos eletromagnéticos do pensar de cada qual.

Ainda com estes tipos de relacionamentos se descobrem também as deficiências.

· Se não enxergam bem vão-se então a oftalmologistas.
· Se não ouvem bem vão-se a otorrinolaringologistas.
· Se não entendem bem a Vida, procuram-se leituras sólidas, discutem-se com pessoas que tenham mais conhecimentos, sempre suportados por literaturas que ajudem a compreender o “porquê” elementos das sociedades humanas agem como agem, com tão pouco senso comum de responsabilidades, em tempos de tantas tecnologias da informação
.

Os cientistas das diversas áreas debruçaram-se com o melhor de cada um, ao longo dos Séculos para minimizar os efeitos das deficiências das humanidades. E cada um deles impulsionou com o seu talento uma área das múltiplas e variadas ciências ao longos destes Tempos.

As deficiências humanas têm estado sendo as grandes ferramentas propulsoras das invenções e descobertas, as quais têm estado mudando os rumos das humanidades igualmente.

Neste mundo moderno entretanto, a mais gritante deficiência das Humanidades já é conhecida a dezenas de Séculos. A falta de entendimento de uma forma positiva das imensas causas das desigualdades, das diferenças e de algumas deficiências sociais humanas.

Eu tenho estado insistindo neste foco e muito, aqui neste livro, porque tais características naturais humanas são questões críticas, pessoais, individuais de cada um.

Eu o tenho estado fazendo em diversos ângulos igualmente, de maneira que elas possam ser vistas, tocadas, sentidas, percebidas, imaginadas por um contingente cada vez maior, espero.

Observe que:

- Uma Educação Sustentável é sustentada em Bons Princípios.

- Bons Princípios têm suas ordens hierárquicas de procedimentos em tudo que o individuo quer fazer, ao avaliar suas ações pelos vislumbres das conseqüências que vão produzir na sua vida e nas vidas dos outros.

- Tais ordens de procedimentos evitam que a Força Perpendicular (Força de Coriolis), complementar da Força Centrífuga atire esta ou aquela pessoa para fora dos seus domínios racionais e conseqüentemente para fora dos padrões, ou parâmetros sociais estabelecidos por convenções nos Códigos Civis e Penais.

- O Domínio Racional é um veículo, é um satélite que tem o seu corpo envolto pela potente membrana como lente de sensoriamento remoto extraordinaria - o Bom Senso.

- O Bom Senso atua global e holisticamente é o reconhecimento do respeito que cada um tem a si mesmo, ao seu cérebro, à sua mente e às suas ordens hierárquicas conceituais de Bons Princípios, os quais jogam no mecanismo da vida feixes eletromagnéticos de equilíbrio aos sistemas de Comunicação e de Relacionamentos Sociais Situacionais.

- O Bom Senso reconhece ainda a autoridade que cada um tem sobre si mesmo e a qualidade do seu poder interno virtual admitido através das ondas deixadas no espaço pela pratica dos atos, quer bons, quer ruins e os respeita com fusão aos mesmos, ou com distanciamentos dos mesmos.

- O Bom Senso é a Saúde dos relacionamentos humanos, o qual garante uma vida saudável, igualmente.

- O Bom Senso é como o Ar que se respira. Eles formam as duas únicas coisas boas para todo o mundo há quaisquer horas, em quaisquer tempos, em quaisquer lugares do Planeta Terra e sob quaisquer circunstâncias.

Agora, para se perceber o quanto grave e perigoso a ausência do Bom Senso é, nas relações humanas revejam mentalmente as imagens que correram o mundo nesta semana.

- As primeiras imagens são as do Seqüestro de Santo Andre. O elemento seqüestrador quase tira duas vidas com futuros brilhantes pela frente apenas por covardia de ter Bom Senso. (Acabou tirando a vida de uma e deixndo outra gravemente ferida no hospital).

- As segundas imagens são as do Confronto Sem Adjetivos Cabíveis, entre os elementos da Segurança Publica. Policia Militar contra Policia Civil, ambas carregadas até os dentes com armas pesadas, em São Paulo. Por poouco também não acabou em fatalidades.
Dá para acreditar ?

Tempo de respirar e continuar a Reflexão.

Telescópio do Grego significa (Tele, longe e Scópio, observar) é um instrumento óptico para observação astronômica, observação a distancias. Ele permite estender a capacidade dos olhos e da percepção dos humanos de determinar a dimensão de objetos longínquos.

Há uma variedade imensa destes instrumentos no espaço, dos mais pequenos, aos mais grandes, espalhados pelo mundo, como o “Hubble” e com diferentes funções.

Observe ainda um pouco mais que:

- Foi a deficiência da visão humana em captar objetos a distancias que motivou o desenvolvimento das ciências e do conhecimento para a construção destes objetos tão valiosos e importantes para a compreensão da evolução da espécie humana e suas condições de vida na Terra.

- Foi a deficiência em executar atividades mais rapidamente que motivou os cientistas a desenvolver Hardwares e Softwares que pudessem minimizar o esforço humano.

- Foi a possibilidade de colocar telescópios na Orbita Terrestre que motivou cientistas a construir foguetes capazes de ir ao espaço colocar satélites artificiais teleguiadamente aonde se desejava e planejava.

- Foi com as Ciências Física, Matemática, Elétrica, Química, Eletrônica, de Comunicação e outras, que se tem estado construindo estações de estudos nos lugares mais longinquos e inóspitos da Terra e do Espaço como a Estação Brasileira na Antártida e no Espaço Sideral a estação Espacial Americana.

Nada disso caiu do céu. Muitas vidas foram ceifadas ao logo dos Séculos para que O Conhecimento produzisse Ciências e estas oferecessem melhores condições de Vida Humana.

Não é a insensatez, nem a estupidez, nem a ignorância planejada, nem a falta de Bom Senso que tem estado mantendo todos estes sistemas cientificos em equilíbrio para o bem das humanidades, MAS, o esforço humano, o determinismo de muitos e a Solidariedade deles que tem estado tornando os tempos modernos tão confortáveis e cheios de facilidades inimaginadas em Séculos passados.

Daí vem as seguintes perguntas.

Por que depois de tantos esforços vamos admitir e nos acostumar a tanta banalidade, a tanta mesmice da horizontalidade e a tanta irracionalidade no comportamento agressivo humano entre seres de sua própria raça sem antes debruçarmos sobre tais questões e sem estudar as suas causas?

Por que a Percepção e a Compreensão, elementos de sensoriamentos remotos naturais humanos estão cada dia mais ficando obtusos e abstrusos deixando-os deslocar em seus relacionamentos apenas com características de superficialidades, de inconsistências, de instabilidades e de futilidades?

As minhas respostas contem em si, a minha opinião de pensador e de observador a décadas de processos cerebrais.

O panorama do aprendizado humano a pouco mais de quatro décadas atrás era de credibilidade por nele conter a Simplicidade da Responsabilidade de desenvolver os cérebros e as mentes dos adolescentes para raciocinar sobre as mais diversas situações da Vida.

Nestes treinamentos continham os princípios do respeito mútuo. Muito se lia. Os livros eram cuidadosamente dissecados com avidez, com sofreguidão. Isto motivava o cérebro a produzir o encadeamento lógico simulado das imagens. E elas produziam o espaço virtual, a capacidade, o poder de conter mais memórias de curtas e longas durações ativas pelo trabalho cerebral e mental que eram intensos, controlados e vigiados.

Nos tempos modernos, entretanto, o cérebro não é treinado e exercitado como antigamente por leituras construtivas e a mente está totalmente exposta e sem recursos classificatórios das imagens coloridas e em altas definições sob diversas formas. Novelas, Filmes, Jogos e Jornais ao vivo mostrando situações comportamentais dos novos tempos.

Daí se construiu a Miragem, a Ilusão de uma cultura sustentável com tais imagens. Ledo engano!

A prática tem estado mostrando esta falha gritantemente. Elas tem mesmo estado prejudicando sobremaneira seres humanos adolescentes e adultos com mentes sem preparos, sem culturas sustentáveis.

O panorama da aprendizagem individual e coletivamente não consegue infundir nas pessoas que a falta do uso do cérebro e da mente em leituras sólidas e construtivas reduz a capacidade de raciocino e conseqüentemente o dá memória.

A mente humana está desprotegida da habilidade de processamento de suas próprias imagens. E consequentemente, Pelo impacto continuado só processa imagens superficiais. Sem memórias, sem banco de dados sustentáveis, o que deixa o cérebro sem dados de Respeito Mútuo e Bom Senso para processar. A humanidade dia a dia mais fragilizada FICA. Os cérebros de pessoas despreparadas estão processando apenas imagens bestiais. Ouso dizer: De um contingente humano muito grande!. Quaisquer educadores das décadas mencionadas acima podem confirmar isto.

O impacto continuado de imagens atrativas que produzem descargas adrenalínicas vicia e impede a volta aos bons livros. Cria uma ilusão de aprendizagem!. Conseqüentemente está nivelando mentes e cérebros a responder na mesma freqüência de igualdade horizontal, superficial e com pouca inteligência, por falta de exercicios da capacidade de raciocinar mais profundamente.

Eis os paradoxos, os contra sensos.

Tanto se reclama das desigualdades sociais e uma grande maioria se acomoda na igualdade da grosseria, na igualdade da estupidez, na igualdade da falta de Bom Senso e conseqüentemente na igualdade da pouca inteligência.


Todos os avanços que vivem as humanidades dos Tempos Modernos são resultados do estudo intenso das possibilidades, a partir da observação das funções dos sentidos humanos. Os originais e naturais satélites orgânicos e sistemas de sensoriamentos remotos.

A falta de esforço próprio, a falta de impulso íntimo para cuidar melhor do cérebro e da mente está colocando os seres humanos em situações de altos riscos.
Pensem Nisso!!!.


Nenhum comentário: