terça-feira, 22 de julho de 2008

0006 - CAPÍTULO 4 - ESTILOS CONTEMPORÂNEOS DE VIVER.


Novos Modos De Se Perceber O Mundo.


A Linguagem tem um papel essencial na formação do Pensamento e do Caráter do Indivíduo. Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934)

Estilos de vida são formatações lógicas ou não de conceitos, os quais geram escolhas e hábitos segundo as visões de mundo de cada pessoa, ou de um grupo de pessoas em sociedades específicas. Para aqueles que respeitam o Estilo de Educação, na qual foram treinados, quando seus pensamentos se tornam linguagem verbal os caracterizam como homens ou mulheres de linguagem racional.

Nos primeiros dias de 1959 depois de uma longa conversa com meu pai sobre fatos exotéricos onde ele colocava também os esotéricos fatos referenciais ao alcance da minha curiosidade cultural ainda em vias de organização, eu disse a mim mesmo na solidão das minhas conjecturas: “Jamais serei igual a esta humanidade”. Isto aconteceu porque descobri que as pessoas descuidadas falavam coisas por coisas nenhuma, o que muito me espantava e me instigava ao mesmo tempo. Acredito que tenha sido esta expressão molecular essencial lançado no espaço que me ajudou a criar um campo eletromagnético extraordinariamente positivo, doce e extremamente agradável ao redor de mim juntamente com meu pai. Lembro-me quando eu o questionava sobre um tema que não entendia bem ao longo do dia ele me respondia: “A noite nos reuniremos para discutir este assunto”. E lá na varanda horas se passavam enquanto ele me explicava sobre ciência, ocultismo, metafísica e filosofia. Eu tinha curiosidade e ele tinha o conhecimento por isso as palavras não conseguem descrever mesmo depois de meio século, a imensa saudade emotiva todas as vezes que descrevo algum fato onde ele está inserido. Acredito que esta referência é a fonte motivadora de brilhantemente continuar cumprindo a promessa. E um dos códigos pessoais de proteção à minha educação desde então até hoje é:

1. Não há e jamais haverá enquanto eu viver qualquer algo mais extraordinário que venha me motivar a descontinuar as belezas verdadeiras dos ensinamentos que meu pai me transmitiu.

Uma vez instituído este código o que não faltou ao longo das últimas cinco décadas foram situações provocadoras, as quais sempre enfrentei com mais outro axioma de suporte educacional.

2. Todos os seres humanos são bombas relógios de efeitos retardados, cujo retardador é o pavio do conhecimento específico. Por esta razão o meu tem que ser estendido infinitamente enquanto viver para que esta bomba não venha explodir jamais.

Ao longo da minha existência sempre criei disposições de conceitos, os quais me serviram como suporte e muitos tiveram que ser reformulados na medida em que os objetivos determinados por mim eram superados dentro de um tempo pela amplidão do conhecer e pelas metas atingidas. O fato das pessoas, já naquela época pensar de um jeito e agir de outro completamente diferente até hoje é alvo de minha observação. Daí surgiu o meu interesse por processos cerebrais e uma intensa atividade de escrever para mim mesmo relatando fatos como num verdadeiro diário de bordo existencial. Estes diários não podiam ser lidos por outras pessoas já que continuam nomes e detalhes. Serviram depois de muito tempo como excelentes bases ao escrever o meu primeiro livro “lível” por outras pessoas em 1988 com o título Tire Proveito Da Rotina. Desde então destruí os diários e me dediquei à formatação do meu estilo literário reflexivo.

Processos cerebrais equilibrados são resultados da capacidade de reconhecer estilos de vida sustentáveis ao seu redor e redefinir as habilidades de manter sempre crescente uma linguagem saudável, a qual definirá também a valia de tais processos, que inexoravelmente por imagens e linguagens tornar-se-ão projetos novos de estilos de vida. De posse do conhecimento da Lógica ideal matemática, ou filosófica, um Código de Ética Individual pode-se ainda hoje construir um Tesouro Existencial de Cultura, incorruptível por modismos quaisquer.

Nunca foi tão necessário o incentivo à construção de tal tesouraria individual nos tempos modernos. Época em que se toma por via de regra, o amaciar realidades e fatos com tanta intensidade que fica por força da mídia inevitavelmente e sem segundas intenções instituído um processo de aprendizado, cujo sentido, na maioria das vezes não é outro, senão o de burlar os códigos convencionais de relacionamento mútuo pelos protagonistas do viver por vida fácil. É um trabalho nobre de esclarecimento à sociedade, que a Imprensa de um modo geral presta e que pode ser tomado como referencias para mudanças melhores de atitudes.

Este intenso bombardeiro de imagens do real e linguagens enfraquece a disposição global de humanidades adolescentes sem o rígido controle dos pais em continuar lutando pela expansão dos recursos poderosos do cérebro e da mente de seus filhos, em minha opinião, além de sua já limitada imaginação. Estas crianças sem vigília tornam-se incompetentes para dominar possibilidades de êxito no construir um estilo de vida de sucesso positivo como testemunhamos todos os dias menores assaltantes, seqüestradores, traficantes em outras diversas atividades questionáveis, salvaguardando como sempre as exceções.

O individuo conscientemente portador de um cérebro e uma mente e os desleixa, ou os abandona ao sabor adrenalinico das atividades referidas é um perigo em potencial para si mesmo e para o ambiente onde vive.

A rotina de desequilíbrio em todos os níveis institucionais de segurança social por alguns dos seus contingentes é revelada pelas mortes de pessoas de bem, incluindo crianças e adolescentes em conseqüência de algo que poucos estão atentos para o fenômeno.

Todos sem exceção estamos vivendo sob uma pressão “além da conta” do que os nossos cérebros foram desenvolvidos.

É fácil dizer no momento de dor que esta ou aquela instituição está despreparada. Mas, Quem está preparado então? Pergunta-se.

Mudanças precisam ser re-articuladas não somente no treinamento tático de abordagens, mas também na expansão da possibilidade de que cada um dos elementos destas instituições seja rico em códigos, significados e significantes no que tange ao cuidado da visão de mundo moderno e no trato com a pessoa humana. Esta por sua vez com as exceções salvaguardadas se recusa a elevar seus níveis educacionais o que muito aliviaria as atividades de segurança social. Observem os efeitos da Lei Seca. Apenas uma pequena minoria insiste em continuar desrespeitando escandalosamente o que é bom, mesmo a contra gosto para si e para sua família. E deixa um péssimo extremo exemplo. Por isso a necessidade de expandir por treinamentos os recursos do cérebro e da mente daqueles elementos importantes e responsáveis pela segurança pública em suas corporações por outro tipo de pressão chamado desafio ao equilíbrio no exercício da cidadania por funções. E este exercício precisa ser aceito individualmente também por toda a sociedade, de maneira que o caos iminente possa ser evitado.

Quero chamar à atenção para um detalhe que me parece também despercebido: A película escura nos automóveis já não me parece algo tão relevante diante dos acontecimentos recentes. Ela está se tornando em mais um empecilho à visão de uma abordagem policial segura. Ai vale a sabedoria popular: “quem não deve não precisa nada temer”.

O descuido no uso sustentável do cérebro e da mente perfeitamente visível nos momentos de tensões quaisquer por todo e qualquer individuo nestes tempos em que os conhecimentos de todas as áreas científicas estão a um click no computador, quer sejam em livros gratuitos E-books, ou Internet TVs, ou em vídeos nos canais televisivos de caráter educacional como, TV Escola, Ponto.com, Cultura, Futura, National Geographic Channel, History Channel, Discovery Channel, SescTV, Embratel Canal 21 e Animal Planet não mais é admissível e nem serve como desculpas esfarrapadas para ignorância. Embora se reconheça que é relativamente difícil para um cérebro acostumado à mesmice da horizontalidade alavancar uma nova atividade cultural sustentável sem que por trás haja uma força que o motive para tal, igualmente.

Não dá para imaginar a tamanha falta de propósito no praticar uma vida com qualidade cognitiva superior como estamos vendo depois de tantos avanços culturais, sociais e científicos. Algo precisa ser feito para o retorno também do homem ao exercício da cidadania tão prejudicado paralelamente aos avanços constatados.

Posições sociais revelam estilos de vida e estilos de vida revelam posições sociais. Eles são geradores de expressões éticas, estéticas ou não. Neles estão impressos tanto nas posições quanto nos estilos, os modos, com os quais os sujeitos se relacionam com seus personagens mentais, produtos dos seus conceitos, das suas linguagens e das imagens produzidas por tais conjuntos cognitivos cujo controle, ou descontrole se torna uma marca registrada no relacionamento com pessoas deste ou daquele grupo social completamente diferente. Estes relacionamentos serão sempre validados por reconhecimento de algumas outras pessoas, como bons ou ruins segundo o propósito cultural situacional de cada um deles.

O gosto e a aptidão pela apreensão de conhecimentos que formam uma cultura, ou pelo desleixo dos mesmos sempre distinguirão o corpo sistêmico individual real de um ser humano em quaisquer ambientes que ele esteja ou adentre, mesmo sem dizer uma palavra. Cada personagem deste ambiente vai classificá-lo segundo os seus níveis de visão e de percepção de mundo pelo conjunto de compreensões envolvendo experiências e modalidades das intenções já conhecidas ao se avaliar as disposições lógicas das peças sintáticas que compõem a semântica comportamental sistêmica de cada indivíduo.

Quando digo que cada ser humano precisa por si só consolidar um código de Ética Pessoal e Individual aos extremos de ser e do ser aos extremos quero salientar que: quando alguém assim se predispõe, as dificuldades para que a unidade do seu estilo se expresse com fervor e se torne num objetivo podem ser superadas mais inteligentemente.

Tal desafio formatará as faculdades mentais numa posição perceptível, mesmo que as pessoas em volta não demonstre qualquer reconhecimento, nem elogie, pois generalizadamente todo mundo é atraído sem perceber pelos extremos das expressões sociais boas, ou ruins, segundo, digamos analogicamente assim, o DNA de sua Educação no mundo das comunicações.

Porque então não tentá-los positivamente?

Um indivíduo cuidadoso com seus princípios educacionais não entra em generalidades da estilização do viver que o modismo está sempre apresentando por profissionais estilistas da vida fácil. Suas idéias comportamentais esdrúxulas, em produzir realidades contrárias ao conviver social equilibrado carregam em si, o intuito de criar outras realidades, ou movimentos tidos modernistas, mas que são questionáveis.

Jovens fragilizados não só em referências profundas de bons ensinamentos, quanto de informações, seguramente sustentáveis caem de ponta cabeça pela atração de extremos negativos. Daí a necessidade de colocá-los com freqüência em contato com informações sugestivas de um futuro promissor através da cultura, das artes, do esporte e das ciências.

Quem orienta e organiza qualquer pratica de vivência contemporânea social em alto estilo cognitivo deve fomentar que: O respeito a cada um dos seus bons códigos de princípios educacionais, sem dúvidas representa quem quer que seja em seu melhor estilo no relacionar-se com outras pessoas, porque jamais existirá algo mais confiável do que o “Bom Senso” em quaisquer sociedades humanas. Quando a ausência disto for notada “é hora de abandonar tudo e pegar o caminho de volta pra casa”.

O caráter irrisório, insignificante que a maioria das pessoas está atribuindo às outras em todos os lugares revelam um sentido sem nexo entre o que parece, mas não é e o que nem parece o que é. Isto é um sentido sem sentido, um nexo sem nexo, um extremo de péssima qualidade. O ser realmente é trabalhoso e não deixa espaço para atalhos da superficialidade, o único caminho ainda seguro é o conhecimento especifico cientificamente como suporte.

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